16.º Congresso Hospital Veterinário Montenegro

16.º Congresso Hospital Veterinário Montenegro

Temos o prazer de anunciar pela 16.ª vez consecutiva, a realização do Congresso Veterinário Montenegro.

Este encontro, que terá lugar no Europarque, em Santa Maria da Feira, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2020, será dedicado ao tema “Inovação & Desenvolvimento”.

Nesta 16.ª edição, optamos por uma temática mais abrangente que nos irá permitir abordar o que há de novo e inovador no setor da medicina veterinária.

Mas as novidades não ficam por aqui, também o naming do evento foi atualizado para Congresso Internacional Veterinário Montenegro, por forma a reforçar a sua magnitude e, por consequência, ampliar a sua atratividade para patrocinadores, oradores e congressistas.

É nosso objetivo partilhar as mais recentes novidades da medicina veterinária, numa atmosfera descontraída, informal e aberta à participação de todos os intervenientes do setor.

No que concerne ao programa científico, que em breve estará fechado, iremos contar com um conceituado painel de oradores, tais como: Massimo Petazzoni, Roberto Bussadori, Alexis Santana, Diego Casas, Jorge Leite, Rodolfo Leal, Ana Rita Serras, Cristobal Frias, Paulo Borges, entre outros.

Este ano, teremos também novidades em relação às salas. Vão funcionar 4 salas em simultâneo, concretamente:

1. Sala Principal, como habitual, dedicada a médicos veterinários e estudantes de medicina veterinária. Com tradução simultânea para inglês.

2. Sala de Enfermagem, como habitual, dedicada a enfermeiros veterinários e estudantes, enfermagem veterinária e auxiliares.

3. Sala Avançada, dedicada a palestras com temas mais específicos e mais interativos.

4. Sala One Health, uma das grandes novidades desta edição. Pensada em conjunto pela Prof.ª Dr.ª Patrícia Poeta e pelo Dr. Paulo Teixeira, dedicada à saúde pública e produção animal.

E porque o feedback de todos é fundamental, constatamos que foi unânime a melhoria do pavilhão da exposição comercial da edição transata. Assim, iremos manter a mesma planta mas, no local do palco, criaremos uma área lúdica de lounge para possibilitar o convívio entre congressistas e patrocinadores.

A par de tudo isto, estamos a preparar vários momentos de descontração, que não irão interferir com a componente formativa, nem com a feira comercial.

A homenagem ao Prof. Miguel Faria, que sempre foi um membro ativo na organização deste congresso, vai-se manter. Vamos, por isso, garantir, novamente, a atribuição do Prémio Científico Prof. Miguel Faria para a melhor comunicação livre.

A apresentação vencedora será anunciada no palco do pavilhão e o respectivo prémio entregue ao vencedor. As comunicações científicas têm sido de uma qualidade extremamente elevada e são, sem dúvida, um orgulho para toda a classe. Nesse sentido, vamos continuar a premiar os melhores trabalhos científicos que refletem o elevado nível da investigação em medicina veterinária realizada em Portugal. Por isso, iremos manter o Concurso de Poster Científico para Médicos Veterinários e Estudantes de Medicina Veterinária, com um prémio monetário de igual valor à edição passada. Mas não ficamos por aqui, de forma a valorizar a Enfermagem, criamos o Concurso de Poster Científico para Enfermeiros Veterinários e estudantes de Enfermagem Veterinária, cujo prémio monetário será de igual valor.

No que respeita à componente social do Congresso, a mesma culminará no Jantar de Gala Oficial do Congresso, em local a definir.

Relativamente aos convites para o evento, estarão maioritariamente na posse dos patrocinadores, mas será definida uma data para início de entrega de convites de forma a evitar conflitos de interesses.

Recordamos que o Congresso Internacional Veterinário Montenegro tem a maior representatividade de profissionais da área da medicina veterinária a nível ibérico. Na edição transata, reunimos cerca de 1300 médicos veterinários, 300 estudantes de medicina veterinária e 500 enfermeiros e estudantes de enfermagem veterinária, dos quais cerca de 300 congressistas espanhóis.

Este ano gostaríamos de poder elevar ainda mais a fasquia dos congressos de medicina veterinária, com a aposta na premissa da Inovação & Desenvolvimento. Será uma excelente oportunidade para poder introduzir no mercado ferramentas inovadoras que a nossa classe tanto privilegia.

Para o efeito, contamos com o empenho e o apoio de todos, crucial para o continuo sucesso deste evento.


Programa -16.º Congresso Hospital Veterinário Montenegro - Sala Principal
Programa -16.º Congresso Hospital Veterinário Montenegro - Sala Enfermagem
Programa -16.º Congresso Hospital Veterinário Montenegro - Sala Avaçada
Programa -16.º Congresso Hospital Veterinário Montenegro - Sala One Health
Programa -16.º Congresso Hospital Veterinário Montenegro - Sala Ceva - Stewardship Antimicrobiana em Medicina Veterinária
Programa -16.º Congresso Hospital Veterinário Montenegro - Workshop de Introdução a Cirurgia Laparoscópica
Workshop de Anestesia Locorregional em Pequenos Animais
Workshop de Anestesia Locorregional em Pequenos Animais com técnicas Ecoguiadas
info